E, na prática, é necessário investir nos seguintes pontos:3.
Criação de Conteúdo: juntamente com a estrutura de links, o conteúdo é um fator determinante para o acesso à página. Quanto mais rico, original e relevante for o conteúdo, mais ele irá contribuir para o entendimento e conhecimento do paciente sobre o assunto, e tende a gerar engajamento (cliques, comentários e compartilhamentos). Isso informa ao Google que o site atende às demandas dos usuários – e, portanto, merece estar bem posicionado;
Construção de Autoridade: entre os dez principais fatores de acesso do Google, estão a autoridade da página (Page Authority ou Pagerank) e a autoridade do domínio (Domain Authority);
SEO Off-Page: otimiza aspectos externos ao site que influenciam no acesso, como geração de links e reputação de marca;
SEO On-Page: abrange ações que otimizam o próprio site, tanto no conteúdo quanto na parte técnica por meio de códigos de programação;
Palavras-Chave: são os elementos fundamentais de SEO, tratam-se de termos utilizados pelos usuários/pacientes em suas pesquisas de busca (por meio de digitação ou comando de voz).
Basicamente, esses critérios mensuram o reconhecimento do site na web por meio da estrutura de links que o envolve. Ou seja, quanto mais referências externas as páginas recebem, mais relevância e credibilidade assumem junto aos mecanismos.
A otimização desses pontos é empreendida via link building4, que opera junto com o conteúdo na construção de reputação. Em suma, trata-se de um dos pilares de uma estratégia de SEO.
No que tange a experiência do usuário, é certo afirmar que não adianta apenas ter bons conteúdos se o site apresenta diversos problemas de acesso. Sites que demoram para carregar, têm links quebrados ou pouca informação são penalizados no processo, assim como os de design não-responsivo (cuja interface não se adapta aos dispositivos móveis, como celulares e tablets.). Por isso, é de suma importância se certificar se a sua página oferece tais requisitos, considerados básicos para a programação, pois dessa forma, os pacientes terão uma boa experiência
Além de otimizar esses pontos, é importante formatar o conteúdo pensando na experiência de leitura. Inserir palavras-chave nos títulos, destacar trechos em negrito e utilizar recursos como listas, tabelas e infográficos são técnicas de SEO On-Page pontuadas pelos buscadores, com isso facilitará o acesso e entendimento pelos pacientes.
Para a atualização de conteúdo, por exemplo o desempenho do SEO deve ser monitorado ao longo do tempo. Páginas populares podem gerar ideias para otimizações futuras, e as que apresentarem um menor número de acessos, poderão ser reformuladas e expandidas.
Outros critérios de seleção podem ser a precisão dos textos (para corrigir erros e atualizar dados) e as temáticas (no caso de conteúdos comemorativos ou publicados há muitos meses). Além disso, é muito importante também, determinar uma frequência de produção de conteúdo relevante, assim você cria uma rotina e um relacionamento com o paciente que segue sua página.
Além da qualidade do material disponibilizado em seu site, um ponto importante para quem está explorando o universo do conteúdo para web, é a construção de URLs (endereço da página na internet)5 amigáveis, fáceis de ler e memorizar.
Elas devem ser atemporais - o que permite a atualização de conteúdo sem necessidade de mudança de URL. Logo, ela nunca deve ser alterada, pois você perderia toda a autoridade já conquistada naquela página.
Veja alguns fatores que podem prejudicar o seu SEO:
• Palavras-chave em excesso;
• Densidade de termos incorretos;
• Links quebrados.
• Uso de vocabulário impróprio;
• Termos sem correlação entre si ou ambíguos;
Investir na implementação de técnicas de SEO é fundamental. Pois assim será possível que a sua página se torne mais interessante, pelo fato de conter conteúdos importantes para o relacionamento com os pacientes, assim ela acaba abrangendo um número maior de pacientes, melhorando o seu relacionamento e tornando-o mais eficaz.
Referências:
1. SITE INTER GROWTH. 27 Mind-Bottling SEO Stats for 2021 (+ Beyond). Disponível em: https://inter-growth.co/seo-stats/.
Acesso em: 11 agosto de 2021.
2. RESULTADOS DIGITAIS. SEO: tudo sobre Search Engine Optimization. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/especiais/o-que-e-seo/.
Acesso em: 10 de agosto de 2021.
3. BLOG SALESFORCE. Cinco Práticas para implementar SEO. Disponível em: https://www.salesforce.com/br/blog/2021/03/seo-boas-praticas-para-otimizar-o-seu-conteudo.html.
Acesso em: 10 de agosto de 2021.
4. BLOG ROCKCONTENT. O que é Link Building? Aprenda como usar essa estratégia de forma eficaz. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/link-building/.
Acesso em: 11 de agosto de 2021.
5. BLOG ROCKCONTENT. 39 dicas práticas de SEO para alavancar os resultados do seu blog! Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/dicas-de-seo/.
Acesso em: 10 de agosto de 2021.
2021607 MedZoneLayoutPáginaSEO/Ago2021-Ago2023
© Copyright Zambon 2023 | Todos os direitos reservados | 2022283 LayoutPáginaMedZoneAreaHCPsHome/Jun2022-Mai2024
Conteúdo destinado exclusivamente a profissionais prescritores e/ou dispensadores de medicamentos.
Para terminar a inscrição, clique no botão abaixo:
Para finalizar sua inscrição e receber o link da transmissão do webinar é necessário enviar suas informações clicando no botão abaixo:
Finalizar a inscrição eAlguns conteúdos deste portal estarão indisponíveis para visualização.
Caso queira alterar o e-mail para receber a comunicação, por favor, clique aqui para alterar em seu perfil.
Dr(a).
Para seguir com o acesso ao MedZone e seus conteúdos, precisamos que verifique a permissão abaixo:
Deseja receber comunicações da Zambon?
Técnicas e implementacão de SEO
e como o paciente pode localizar informações médicas de um jeito mais fácil
Iniciando jornadaAtualmente, o Google é um dos principais e mais utilizados buscadores de pesquisa do mundo. A ferramenta segue padrões e métodos de análise para ranquear os links de sites em suas páginas de resultados.1 E, para auxiliar como o paciente pode encontrar informações médicas de um jeito mais fácil no Google, é necessário implementar técnicas de SEO.
O SEO (Search Engine Optimization)2 é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca on-line, como o Google, por exemplo