É importante dizer que, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Pew & American Life, 75% das pessoas na faixa etária entre 18 e 65 anos buscam informações sobre saúde on-line - entre as pessoas com mais de 65 anos, esse percentual também é significativo, 58%.1
Ou seja, é notório que a internet é parte do comportamento humano. Por isso o médico não deve ver isso como uma dificuldade, e sim como uma oportunidade para melhorar o relacionamento Médico-Paciente.
Antigamente, o paciente sentia algo e comparecia de forma imediata a um consultório médico para saber o que estava acontecendo com a sua própria saúde. Hoje, ele faz uma pesquisa na internet falando sobre todos os seus sintomas e imediatamente aparecem notícias e artigos dos mais variados tipos.
Ao mesmo tempo que isso pode ser um aliado no sentido de prover mais informações aos pacientes (que têm cada vez menos tempo para ir a consultórios), também pode ser um fator prejudicial ao tratamento, levando inclusive a falsos diagnósticos ou tratamentos errados.
À vista disso, é fundamental que a internet seja usada de uma forma que auxilie no relacionamento com os pacientes, além de gerar grandes benefícios para a sociedade como um todo.1
Antes de começar a pensar em uma estratégia para formular os conteúdos, é importante estar ciente das normas do Conselho Federal de Medicina quanto à informação médica na internet.
Toda divulgação e disseminação de conhecimento deve ser realizada com responsabilidade, sem correr o risco de colocar em perigo a sociedade, caso haja entendimento equivocado da informação compartilhada.
- Impedimento da divulgação de, no máximo, duas especialidades nos materiais de anúncio;
- Obrigatoriedade de conter o nome do médico, sua especialidade, CRM e Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em todos os materiais impressos;
- Cuidado com a vinculação do investimento na aquisição de aparelhos, à cura de doenças ou sucesso dos tratamentos;
- Veto do uso de expressões como “resultado garantido”, “o mais eficiente”, “o único capaz de” e similares;
- Proibição do uso de fotos de pacientes, ainda que com autorização, em anúncios on-line e offline;
- Proibição da divulgação de preços, tanto de procedimentos quanto formas de pagamento, assim como a concessão de descontos para se promover;
- Proibição da prestação de qualquer tipo de consultoria via redes sociais ou blogs, podendo apenas divulgar conteúdo de cunho informativo.
Fazer marketing digital não é apenas escrever conteúdo para vender a credibilidade médica a qualquer custo.
É importante que sejam disseminadas apenas informações verídicas. O médico está prestando um serviço de valor à sociedade e está utilizando uma nova maneira de se comunicar e se aproximar de pacientes.
É indispensável informar com sabedoria e disseminar as redes sociais com todo o conhecimento médico. O médico deve aproveitar o espaço para gerar um bom relacionamento pessoal e satisfazer seus pacientes e os futuros em potencial.
O mercado precisa de profissionais da saúde com credibilidade e o marketing digital é um diferencial precioso.
Referências:
1.iCLINIC. Dicas para aumentar a visibilidade do médico na internet. Disponível em: https://blog.iclinic.com.br/visibilidade-do-medico-na-internet/
Acesso em: 07 de julho de 2021
2.eSAÚDE MARKETING. Marketing digital estratégico para médicos: vitrine de credibilidade. Disponível em: https://esaudemarketing.com.br/artigos/marketing-digital-estrategico-para-medicos-vitrine-de-credibilidade/
Acesso em: 07 de julho de 2021
3.SECAD ARTMED. Marketing digital para médicos: por onde começar? Disponível em: https://secad.artmed.com.br/blog/medicina/marketing-medico-como-comecar/
Acesso em: 07 de julho de 2021
4.UNIVERSO DOC. Você sabe como o marketing digital pode impulsionar a sua carreira? Disponível em: https://www.universodoc.com.br/2020/06/29/a-importancia-do-marketing-digital-na-carreira-medica/
Acesso em: 07 de julho de 2021
5.mLABS. Marketing médico: guia completo para ter presença online relevante! Disponível em: https://www.mlabs.com.br/blog/marketing-medico/
Acesso em: 07 de julho de 2021
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Iniciando jornada
e a credibilidade médica
Com tantas novidades na era digital, o relacionamento entre médicos e pacientes caminha para novos rumos.
Quando alguém precisa saber de alguma informação fora de sua própria área, a web, geralmente, é a sua primeira opção de busca. Por isso, se a sua clínica ou o seu perfil profissional está no meio digital, fornecendo esclarecimentos e explicações para outros usuários, a sua credibilidade será ainda maior.