Soluções Digitais


Iniciando jornada

e a credibilidade médica


Com tantas novidades na era digital, o relacionamento entre médicos e pacientes caminha para novos rumos.

Quando alguém precisa saber de alguma informação fora de sua própria área, a web, geralmente, é a sua primeira opção de busca. Por isso, se a sua clínica ou o seu perfil profissional está no meio digital, fornecendo esclarecimentos e explicações para outros usuários, a sua credibilidade será ainda maior.

Então por que não apostar em soluções digitais para melhorar o relacionamento com os pacientes?


É importante dizer que, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Pew & American Life, 75% das pessoas na faixa etária entre 18 e 65 anos buscam informações sobre saúde on-line - entre as pessoas com mais de 65 anos, esse percentual também é significativo, 58%.1

Ou seja, é notório que a internet é parte do comportamento humano. Por isso o médico não deve ver isso como uma dificuldade, e sim como uma oportunidade para melhorar o relacionamento Médico-Paciente.

Ser médico nos dias de hoje

Tudo no mundo atual está em constante evolução,
inclusive a relação entre doutores e pacientes.

Antigamente, o paciente sentia algo e comparecia de forma imediata a um consultório médico para saber o que estava acontecendo com a sua própria saúde. Hoje, ele faz uma pesquisa na internet falando sobre todos os seus sintomas e imediatamente aparecem notícias e artigos dos mais variados tipos.

Ao mesmo tempo que isso pode ser um aliado no sentido de prover mais informações aos pacientes (que têm cada vez menos tempo para ir a consultórios), também pode ser um fator prejudicial ao tratamento, levando inclusive a falsos diagnósticos ou tratamentos errados.

À vista disso, é fundamental que a internet seja usada de uma forma que auxilie no relacionamento com os pacientes, além de gerar grandes benefícios para a sociedade como um todo.1

Normas do Conselho Federal de Medicina (CFM)


Antes de começar a pensar em uma estratégia para formular os conteúdos, é importante estar ciente das normas do Conselho Federal de Medicina quanto à informação médica na internet.

Toda divulgação e disseminação de conhecimento deve ser realizada com responsabilidade, sem correr o risco de colocar em perigo a sociedade, caso haja entendimento equivocado da informação compartilhada.

- Impedimento da divulgação de, no máximo, duas especialidades nos materiais de anúncio;

- Obrigatoriedade de conter o nome do médico, sua especialidade, CRM e Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em todos os materiais impressos;

- Cuidado com a vinculação do investimento na aquisição de aparelhos, à cura de doenças ou sucesso dos tratamentos;

- Veto do uso de expressões como “resultado garantido”, “o mais eficiente”, “o único capaz de” e similares;

- Proibição do uso de fotos de pacientes, ainda que com autorização, em anúncios on-line e offline;

- Proibição da divulgação de preços, tanto de procedimentos quanto formas de pagamento, assim como a concessão de descontos para se promover;

- Proibição da prestação de qualquer tipo de consultoria via redes sociais ou blogs, podendo apenas divulgar conteúdo de cunho informativo.

Compartilhamento de informações em meios digitais de forma ética


Fazer marketing digital não é apenas escrever conteúdo para vender a credibilidade médica a qualquer custo.

É importante que sejam disseminadas apenas informações verídicas. O médico está prestando um serviço de valor à sociedade e está utilizando uma nova maneira de se comunicar e se aproximar de pacientes.

É indispensável informar com sabedoria e disseminar as redes sociais com todo o conhecimento médico. O médico deve aproveitar o espaço para gerar um bom relacionamento pessoal e satisfazer seus pacientes e os futuros em potencial.

O mercado precisa de profissionais da saúde com credibilidade e o marketing digital é um diferencial precioso.

Referências:

1.iCLINIC. Dicas para aumentar a visibilidade do médico na internet. Disponível em: https://blog.iclinic.com.br/visibilidade-do-medico-na-internet/
Acesso em: 07 de julho de 2021

2.eSAÚDE MARKETING. Marketing digital estratégico para médicos: vitrine de credibilidade. Disponível em: https://esaudemarketing.com.br/artigos/marketing-digital-estrategico-para-medicos-vitrine-de-credibilidade/
Acesso em: 07 de julho de 2021

3.SECAD ARTMED. Marketing digital para médicos: por onde começar? Disponível em: https://secad.artmed.com.br/blog/medicina/marketing-medico-como-comecar/
Acesso em: 07 de julho de 2021

4.UNIVERSO DOC. Você sabe como o marketing digital pode impulsionar a sua carreira? Disponível em: https://www.universodoc.com.br/2020/06/29/a-importancia-do-marketing-digital-na-carreira-medica/
Acesso em: 07 de julho de 2021

5.mLABS. Marketing médico: guia completo para ter presença online relevante! Disponível em: https://www.mlabs.com.br/blog/marketing-medico/
Acesso em: 07 de julho de 2021

2021602 MedZoneLayoutPáginaSoluçõesDigitais/Ago2021-Ago2023

Você está saindo do portal MedZone.

Deseja continuar?

Não

Redefinir senha

Icon attention outline-2

Atenção Nutricionista!

Alguns conteúdos deste portal estarão indisponíveis para visualização.

Ainda não tem login?

Caso queira alterar o e-mail para receber a comunicação, por favor, clique aqui para alterar em seu perfil.

Dr(a).

Para seguir com o acesso ao MedZone e seus conteúdos, precisamos que verifique a permissão abaixo:

Deseja receber comunicações da Zambon?

Compartilhar via:
block-content-digitalsolution-bg-thumb
Soluções digitais e a credibilidade médica
[NEXForms id="6"]
Atenção! Dados incorretos ou ausentes.

*Obrigatório