Iniciando jornada
Atualmente, a sociedade está passando por um impacto profundo na economia e na saúde a níveis mundiais por conta da crise sanitária causada pela pandemia da COVID-19. Diversos setores foram obrigados a se adaptar aos protocolos1 da Organização Mundial da Saúde que prevê o distanciamento social para conter a disseminação do vírus.
Diante desse cenário, a telemedicina2 tornou-se uma ferramenta importante no apoio à população, que agora tem acesso a médicos a qualquer momento, de maneira remota, e com um valor acessível.
É possível perceber que a medicina está integrada nas transformações tecnológicas, que a cada dia, estão mais presentes no cotidiano das pessoas. A telemedicina, por exemplo, é um serviço de grande relevância e que vem conquistando cada vez mais espaço na rotina de médicos e pacientes pelo país.
O Brasil tem as características que tornam essa ferramenta potencialmente benéfica ao sistema de saúde3 por causa da sua extensão territorial, precariedade nos serviços e o alto custo do transporte para o deslocamento a grandes centros urbanos para uma consulta médica.
A necessidade de distanciamento social colocou a telemedicina no foco das discussões sobre o uso da tecnologia na área da saúde. Ela foi autorizada4, em caráter excepcional e temporária, por meio da Portaria do Ministério da Saúde nº 467/2020, e, no dia 15 de abril de 2020, o Congresso Nacional sancionou a Lei nº 13.989/20, normatizando o uso da telemedicina durante a pandemia.
Entende-se por telemedicina, entre outros, o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde. Ela pode ser definida como um recurso tecnológico e de comunicação on-line que tem a finalidade de prestar atendimento médico à distância por meio de dispositivos conectados à internet como celulares, tablets e computadores. A telemedicina possibilita que os profissionais da saúde troquem informações, pareceres, laudos, diagnósticos e exames de maneira totalmente digital.
é a emissão de laudos à distância por meio de softwares e aplicativos de saúde conectados à internet que promovem o recebimento e o envio de exames para a análise de especialistas;
trata-se de atendimento médico à distância, feito de maneira totalmente digital;
o procedimento cirúrgico é realizado por um robô manipulado pelo médico de forma remota;
o médico pode avaliar as imagens e os dados clínicos para fazer o diagnóstico do paciente;
nessa modalidade, a vigilância em saúde é feita remotamente por meio de dispositivos de medição dos sinais vitais do paciente transmitindo essas informações diretamente ao médico responsável pelo atendimento.
Além de uma assistência médica precisa, globalizada e acessível, essa tecnologia também promove:
Com o armazenamento dos dados realizado digitalmente, as informações dos pacientes ficam disponíveis na web. Com isso, o médico consegue acessar o prontuário, exames e demais informações de qualquer lugar a qualquer hora do dia;
Uma das maiores vantagens da telemedicina, já que os dados produzidos ficam restritos ao acesso dos profissionais cadastrados, protegido por senha, o que aumenta a segurança e a integridade dessas informações;
Ao utilizar o serviço de atendimento de forma remota, o médico consegue reduzir custos, por exemplo, de uma área física para o consultório, funcionário para recepção, isso sem contar com a redução na impressão de documentos clínicos;
Com alguns cliques o usuário consegue escolher o profissional de sua preferência, visualizar a agenda e marcar a consulta sem a necessidade de contato telefônico ou presencial;
A tecnologia permite o controle dos parâmetros biológicos e sinais vitais, principalmente nos casos de doenças crônicas. Os dados são enviados diretamente ao prontuário eletrônico facilitando o atendimento médico;
O sistema facilita a comunicação e o compartilhamento de informações entre os médicos com a finalidade de trocar experiências e opiniões clínicas.
o sistema público de saúde brasileiro pode ser beneficiado com novas tecnologias capazes de diminuir as filas de espera;
dos médicos acompanham seus pacientes além do atendimento presencial;
acredita na possibilidade de ampliação do atendimento médico fora dos consultórios;
afirmaram que acreditam na possibilidade de um bom atendimento médico à distância;
dos médicos que participaram da pesquisa dizem não acreditar nos benefícios trazidos pela telemedicina.
Referências
1. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OPAS BRASIL. Folha informativa COVID-19 – Escritório da OPAS e da OMS no Brasil: Principais informações. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19#:~:text=Sempre%20que%20poss%C3%ADvel%2C%20mantenha%20uma,algu%C3%A9m%20que%20tosse%20ou%20espirra. Acesso em: 26 de janeiro de 2021.
2. BRASIL TELEMEDICINA. O que é telemedicina, como funciona e quais os benefícios. Disponível em: https://brasiltelemedicina.com.br/artigo/o-que-e-telemedicina-como-funciona-e-quais-os-beneficios/ Acesso em: 26 de janeiro de 2021
3. IESS – INSTITUTO DE ESTUDOS DE SAÚDE SUPLEMENTAR. A Telemedicina traz benefícios ao sistema de saúde? Evidências internacionais das experiências e impactos. Disponível em: https://www.iess.org.br/cms/rep/td-74-telemedicina.pdf Acesso em: 26 de janeiro de 2021.
4. SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – Imprensa Nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.989-de-15-de-abril-de-2020-252726328 Acesso em: 27 de janeiro de 2021.
5. BLOG CONEXÃO SAÚDE. O que é telemedicina e como funciona? Disponível em: https://blog.conexasaude.com.br/o-que-e-telemedicina/ Acesso em: 26 de janeiro de 2021.
6. BOA CONSULTA. Telemedicina: Como funciona e quais as vantagens? Disponível em: https://www.boaconsulta.com/blog/como-funciona-e-quais-as-vantagens-da-telemedicina/ Acesso em: 26 de janeiro de 2021.
7. ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA. Pesquisa Conectividade e Saúde Digital na Vida do Médico Brasileiro. Disponível em: http://associacaopaulistamedicina.org.br/assets/uploads/textos/Pesquisa-APM-2020.pdf Acesso em: 27 de janeiro de 2021.
© Copyright Zambon 2023 | Todos os direitos reservados | 2022283 LayoutPáginaMedZoneAreaHCPsHome/Jun2022-Mai2024
Conteúdo destinado exclusivamente a profissionais prescritores e/ou dispensadores de medicamentos.
Para terminar a inscrição, clique no botão abaixo:
Para finalizar sua inscrição e receber o link da transmissão do webinar é necessário enviar suas informações clicando no botão abaixo:
Finalizar a inscrição eAlguns conteúdos deste portal estarão indisponíveis para visualização.
Caso queira alterar o e-mail para receber a comunicação, por favor, clique aqui para alterar em seu perfil.
Dr(a).
Para seguir com o acesso ao MedZone e seus conteúdos, precisamos que verifique a permissão abaixo:
Deseja receber comunicações da Zambon?