E como o paciente pode localizar informações médicas de uma maneira mais rápida e eficiente
Iniciando jornadaNo ano de 2021, o Instagram se destacou como a rede social digital com a maior taxa de acesso, além de contar com mais de um bilhão de usuários. Segundo dados da pesquisa do “We Are Social and Hootsuite'', o Instagram é a 4° rede social mais utilizada entre os brasileiros, contando com 95 milhões de usuários no Brasil.2
Em se tratando dos serviços e nichos do mercado que já estão no meio digital, pode-se destacar os ramos da saúde e bem-estar, sobretudo a telemedicina. Ambas as áreas apresentando conteúdos sobre melhores práticas.3 Desse modo, fazer-se presente na rede social que mais cresce no mundo e, principalmente, no Brasil, é um canal de entregar conteúdos sobre saúde e bem estar aos pacientes.
Para que a sua página no Instagram preste um melhor serviço aos pacientes que a acessam, é necessário, primeiramente, manter uma certa frequência nos conteúdos postados. Esses conteúdos podem ser publicados no Feed, Stories, Reals e IGTV, alinhando-os ao uso de hashtags, bem como a presença de legendas descritivas e criativas. Para tal, é importante saber mais especificamente as funcionalidades e os principais recursos do aplicativo.5
• Feed: É a área direcionada para posts fixos, a qual reúne todas as publicações do seu perfil, servindo também como um resumo do conteúdo produzido por você.
• Stories: São atualizações de status - com imagens, vídeos curtos ou conteúdo escrito -, com duração de até 24 horas, e recomenda-se o uso diário.
• Reels: São vídeos curtos nos quais você pode fazer uma gravação ou subir um vídeo editado com efeitos visuais ou música e publicá-lo como se fosse um Storie normal.
• IGTV: Permite que você transmita vídeos longos de até 60 minutos no formato de visualização vertical (com a proporção de 9:16) ou horizontal (com a proporção de 16:9). É importante se ater os formatos desses vídeos para que seja mais fácil para o paciente visualizar o seu conteúdo, além de facilitar também o compartilhamento da publicação.
• Destaques: Este recurso chamado de 'Highlight', mantém determinadas histórias separadas das demais no topo do seu perfil da rede social. Todos os seus conteúdos publicados nos Stories podem ser visualizados nos destaques e até categorizados por assunto. É possível ainda, criar um visual próprio para usar como capa.
• Messenger/Direct: Assim como em outras redes sociais, é possível falar diretamente com seus pacientes, por meio de mensagens, áudios, enviar fotos e vídeos ou se conectar no bate-papo por vídeo.
Está na hora de definir o tipo de conta que a sua clínica deve ter.
Para negócios, o tipo de perfil mais indicado é o comercial/profissional, no qual a visualização da conta é pública, permitindo que qualquer pessoa ou empresa possa seguir seu perfil. Essa modalidade de perfil, também facilita o compartilhamento e salvamento de seus conteúdos.
Ainda, é importante também colocar na sua bio (espaço para dados pessoais), sua especialidade profissional*, link do site de sua clínica se houver, além dos dados profissionais como endereço e telefone para contato.
Pensando neste tipo de perfil, o próprio Instagram disponibiliza um site de apoio, conta no aplicativo do Instagram Business6 que possui diversas dicas e novidades sobre a plataforma e uso da mídia social como um todo.
Um perfil profissional no Instagram para melhorar o seu relacionamento com os pacientes nas redes sociais, vamos falar sobre o Instagram para médicos e os possíveis conteúdos relacionados à saúde e bem-estar que os pacientes mais procuram.
Com inúmeros potenciais pacientes transitando pelos feeds e stories do Instagram, algumas especialidades médicas associadas aos conteúdos pessoais de lifestyle têm permitido, de modo exponencial, diversos médicos e demais profissionais da saúde a divulgarem informações para uma vida mais saudável e equilibrada destacando-se pela qualidade de seu trabalho. Isso ocorre, por exemplo, nas especialidades de Endocrinologia, Neurologia, Cirurgia Plástica e Dermatologia.
Outros especialistas, como ginecologistas, obstetras e pediatras, também podem se favorecer por abordarem assuntos de saúde que geram maior interesse e atenção, pois as possibilidades de conteúdo são inúmeras e podem estar associadas ao avanço da tecnologia, novos produtos no mercado, pesquisas, entre outros.
De acordo com essas temáticas, os médicos podem investir em conteúdos mais próximos dos pacientes que os seguem, como dicas de saúde, alimentação, bem-estar, qualidade de vida, de modo geral, além do dia a dia profissional.
• Separe a sua vida profissional e pessoal nos perfis do Instagram; pois o foco deve ser em passar conteúdos de saúde e qualidade de vida aos pacientes
• Evite o tom comercial em seus textos, priorize informações realmente úteis e que dialoguem com o dia a dia dos pacientes;
• Utilize uma linguagem acessível. Para tal, lembre-se de traduzir termos técnicos da área médica e use exemplos práticos para facilitar o entendimento sobre o assunto tratado no post;
• Divulgue pesquisas sobre determinados tratamentos, estatísticas e notícias interessantes (com suas devidas referências);
• Publique vídeos educativos, aproveitando assim os recursos do Reels e IGTV para destacá-los em seus stories. Para que o paciente encontre a informação de forma mais fácil.
• Mantenha frequência de entrega de informações e dicas para manter seus pacientes informados e aumentar a proximidade mesmo com a distância que uma rede social pode impor.
No universo digital, o número de informações possui um fluxo maior, então é necessária a atualização constante para que os pacientes não fiquem carentes de atualizações.
Referências:
1. RESULTADOS DIGITAIS. [E-Book] Guia do Instagram para Negócios. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/materiais-educativos/ebooks/guia-do-instagram-para-negocios-atualizado/?external=1. Acesso em: 4 de junho de 2021;
2. – WE ARE SOCIAL. Report Digital Media 2021. Disponível em: https://wearesocial.com/digital-202. Acesso em: 4 de junho de 2021;
3. AMPER. We Are Social e HootSuite - Digital 2021 [Resumo e Relatório Completo]. Disponível em: https://www.amper.ag/post/we-are-social-e-hootsuite-digital-2021-resumo-e-relat%C3%B3rio-completo. Acesso em: 4 de junho de 2021;
4. BLOG ROCKCONTENT. Marketing no Instagram: o guia para iniciantes. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-no-instagram/. Acesso em: 4 de junho de 2021;
5. INSTAGRAM. Recursos do Instagram. Disponível em: https://about.instagram.com/pt-br/features. Acesso em: 4 de junho de 2021;
6. INSTAGRAM PARA EMPRESAS. Disponível em: https://business.instagram.com/. Acesso em: 4 de junho de 2021;
7. BLOG IMEDICINA. Instagram para Médicos. Disponível em: https://blog.imedicina.com.br/instagram-para-medicos/. Acesso em 4 de junho de 2021;
8. HEROSPARK. Checklist Instagram para aumentar o engajamento. Disponível em: https://herospark.com/blog/checklist-instagram/. Acesso em: 4 de junho de 2021.
*Conferir resolução completa em: https://cremers.org.br/publicidade-medica/
2021752 - MedZoneLayoutPáginaInstagramV2/Out2021-Out2023
© Copyright Zambon 2023 | Todos os direitos reservados | 2022283 LayoutPáginaMedZoneAreaHCPsHome/Jun2022-Mai2024
Conteúdo destinado exclusivamente a profissionais prescritores e/ou dispensadores de medicamentos.
Para terminar a inscrição, clique no botão abaixo:
Para finalizar sua inscrição e receber o link da transmissão do webinar é necessário enviar suas informações clicando no botão abaixo:
Finalizar a inscrição eAlguns conteúdos deste portal estarão indisponíveis para visualização.
Caso queira alterar o e-mail para receber a comunicação, por favor, clique aqui para alterar em seu perfil.
Dr(a).
Para seguir com o acesso ao MedZone e seus conteúdos, precisamos que verifique a permissão abaixo:
Deseja receber comunicações da Zambon?