Publicidade médica: o que muda com a nova resolução do CFM?

Novas regras da publicidade médica estabelecidas na Resolução 2.336/2023 do Conselho Federal de Medicina (CFM), aprovadas depois de três anos de estudos, entram em vigor a partir do dia 11 de março de 2024.

Quais são as mudanças do novo texto na prática?

Classificação

/ 5.

Compartilhe Favoritar

A norma anterior era de 2011, e sofreu algumas alterações em 2015. A resolução original era considerada restritiva pelos profissionais, já que não era permitido anunciar os equipamentos utilizados em consultório, utilizar imagens de pacientes e nem tirar as famosas “selfies”. A nova resolução abrange mudanças que acompanharam o aumento do uso das redes sociais. Por exemplo, agora médicos, especialmente dermatologistas e cirurgiões plásticos, têm autorização de exibir imagens e fotografias com resultados comparativos de antes e depois.¹

A partir de agora, os profissionais também podem anunciar novos equipamentos que utilizam, descrevendo quais tecnologias são utilizadas, desde que haja registro na ANVISA e que os procedimentos realizados sejam reconhecidos pelo CFM. As novas mudanças exigem muita cautela, já que o anúncio não pode atribuir capacidade privilegiada a este profissional, gerando assim concorrência desleal – esta permanece sendo vedada.²

Nas redes sociais, o médico também pode divulgar os preços de suas consultas e realizar campanhas promocionais, e o que continua sendo proibido é a divulgação de valores para cirurgias, já que cada procedimento é individual e envolve uma série de fatores. Também poderão divulgar elogios recebidos pelos pacientes, desde que sejam de forma mais velada e não proponham promessas de resultados.

A nova resolução possui uma série de critérios a serem seguidos. Em casos de fotografias, o profissional deve deixar claro que nem todos os pacientes atingirão os mesmos resultados exibidos. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados deve ser seguida, e os profissionais precisam obter por escrito a autorização do uso da imagem de seus pacientes.

As mudanças apresentadas pela nova resolução representam um avanço importante na forma como os médicos se comunicam com o público, transmitindo mais informações e mais transparência aos seus pacientes.

Referências:

1. Resolução 2.336/2023 do Conselho Federal de Medicina (CFM) Disponível em: <https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2023/2336> Acesso em 11 de março de 2024.

BR-DIG-NOTA-2400007

Você está saindo do portal MedZone.

Deseja continuar?

Não

Redefinir senha

Icon attention outline-2

Atenção Nutricionista!

Alguns conteúdos deste portal estarão indisponíveis para visualização.

Ainda não tem login?

Caso queira alterar o e-mail para receber a comunicação, por favor, clique aqui para alterar em seu perfil.

Dr(a).

Para seguir com o acesso ao MedZone e seus conteúdos, precisamos que verifique a permissão abaixo:

Deseja receber comunicações da Zambon?

Compartilhar via:
alem-medicina
Publicidade médica: o que muda com a nova resolução do CFM?
[NEXForms id="6"]
Atenção! Dados incorretos ou ausentes.

*Obrigatório