Persona, voz e linha editorial:

soluções eficientes no relacionamento com os pacientes

Iniciando jornada

Cada vez mais, as estratégias de soluções digitais têm contribuído para a jornada de relacionamento com os pacientes nos mais variados tipos de serviços.

Deste modo, a criação de uma persona é fundamental para que um profissional ou clínica permaneça alinhado ao perfil e aos interesses de seus pacientes.

Persona1 é um personagem fictício que representa o paciente. Ele é baseado em dados e características de pessoas reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos. A persona é uma ferramenta de segmentação de mercado e é a base das ferramentas digitais.

A pesquisa de público é importante para ajudar a criar e formatar sua persona. É necessário responder algumas perguntas, para ter um melhor relacionamento com o paciente, como: Quem são? O que fazem? Qual a melhor forma de ajudá-los?

A partir destas e outras respostas sua persona será embasada por meio de dados e não em suposições. Logo, você prestará um atendimento mais humanizado para os seus pacientes em sua clínica. Uma boa prática associada à sua persona, estabelecerá um melhor relacionamento entre sua clínica e seus pacientes.

Tom de Voz


A persona também serve para direcionar a linguagem e o tom mais adequado na hora de produzir os seus conteúdos.

Por exemplo, se os seus pacientes são mais jovens e descontraídos, não adianta usar uma linguagem muito formal; porém se seu público alvo é constituído por colegas de profissão, por exemplo, o tom da sua comunicação, além de ser mais formal, deverá constituir um diálogo mais detalhado e uma linguagem mais técnica.

Por isso, a pesquisa de público alvo é tão importante para a criação de sua persona. Com estas práticas, você conseguirar prestar um atendimento mais humanizado de seus pacientes.

Linha Editorial

criação da linha editorial2 depende diretamente do tipo de persona que sua clínica possui.

É preciso informar e disponibilizar informações relacionadas a especialidade atendida, para que os pacientes, possam ter acesso às informações importantes e atualizadas.

Veja alguns temas de interesse, que podem auxiliar os pacientes:

Novidades com resenha de produtos, como equipamentos médicos, medicamentos ou procedimentos;

Tutoriais rápidos sobre prevenção de doenças como, por exemplo, hábitos alimentares, exercícios físicos ou autoexame (em vídeo ou post carrossel);


Tutoriais longos (em vídeos);

Dicas para determinadas épocas do ano (inverno e verão), como tempo seco, frio ou calor quando o índice de doenças respiratórias aumenta.

Redes Sociais Digitais

O uso das redes sociais3 vem se tornando cada vez mais importante, é parte importante da forma de acesso e divulgação de informações médicas relevantes para os pacientes.

A nova realidade das redes sociais, desafia o médico a adaptações a forma de prestação de serviço na melhora do relacionamento com os pacientes, pois, é justamente esse posicionamento que vai melhorar o andamento da consulta com os seus os mesmos.

Logo, as redes sociais devem servir para melhorar esse relacionamento.

É importante também, observar melhor o seu paciente através de seu comportamento como, por exemplo: falta de tempo, dúvidas sobre uma grande variedade de tratamentos e laboratórios disponíveis somados ao medo de errar em suas escolhas.

Deste modo, a solução encontrada pela persona de sua clínica é procurar por “médicos especialistas” ou pesquisadores, que são pessoas reconhecidas num assunto específico, próximas e confiáveis, que possam lhe ajudar a minimizar os erros na tomada de decisão. Isso promove a credibilidade da informação que está sendo compartilhada.

O melhor caminho, é justamente humanizar sua forma de comunicação em suas redes sociais digitais. Associando as necessidades de sua persona ao que sua clínica disponibiliza enquanto produtos ou serviços, bem como ela se posiciona para sociedade em que está inserida.

Afinal, atualmente, as pessoas são mais informadas, exigentes e demandam mais interação. E isso melhora a qualidade de atendimento em sua clínica e o paciente.

Sobre quais as redes sociais digitais você deve utilizar, é importante entender em que plataforma seus pacientes mais utilizam para buscar as informações.

Na hora de definir quais conteúdos devem ser postados, é importante se atentar aos que não podem ser postados4 como, por exemplo:

Fotos de pacientes (antes e depois);
Procedimentos clínicos invasivos;

Áudio ou vídeos de pacientes;
Dados pessoais de paciente (nome, endereço, documentos, redes sociais, e-mail, telefone, etc.)

Esse tipo de exposição pode ferir o código5 de ética médica e também a privacidade do paciente que deve ter seus dados preservados.

Em suma, manter suas redes sociais atualizadas para um melhor relacionamento com os pacientes é necessário, porém com o conteúdo adequado e apropriado para cada plataforma digital, já que para cada uma delas existe um modelo específico de comunicação.

Referências:

1. BLOG ROCKCONTENT. Descubra o que é buyer persona e quais os 5 passos essenciais para criar a sua. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/personas/.
Acesso em: 10 de agosto de 2021.

2. BEAUTY 4SHARE. Linha Editorial: O que é e como criar a sua para as redes sociais. Disponível em: https://www.beauty4share.com.br/linha-editorial-o-que-e-e-como-criar-a-sua-para-as-redes-sociais/.
Acesso em: 12 de agosto de 2021.

3.ACADEMIA DO MARKETING. Persona da Marca – Parte importante da estratégia nas mídias sociais. Disponível em: https://www.academiadomarketing.com.br/persona-da-marca-parte-importante-da-estrategia-nas-midias-sociais/.
Acesso em: 13 de agosto de 2021.

4. BLOG ROCKCONTENT. Como fazer Marketing Médico corretamente e atrair mais pacientes para a sua clínica. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-medico/.
Acesso em: 14 de agosto de 2021.

5. PORTAL CFM. Código de Ética Médica. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/stories/biblioteca/codigo%20de%20etica%20medica.pdf.
Acesso em: 14 de agosto de 2021.

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