para levar informação aos pacientes
Iniciando jornadaNa prática clínica, o uso do e-mail marketing tem se mostrado um método eficaz para compartilhar informações e estabelecer a comunicação entre o profissional da saúde e o paciente. Por isso, é fundamental a compreensão de como utilizá-lo de modo correto, com o objetivo de melhorar o relacionamento com os pacientes de forma ética.
O e-mail marketing é um tipo de mensagem eletrônica específica, enviada para pacientes e contatos que disponibilizaram o endereço de e-mail. Por meio de uma lista de destinatários, é possível enviar o e-mail marketing de modo programado e apenas para os usuários selecionados.
É importante ressaltar que com o advento da internet, o uso dos e-mails2 se tornou frequente ao redor do mundo e hoje é uma das formas mais populares
Mesmo com a criação de aplicativos e redes sociais, ainda hoje o e-mail é uma ferramenta amplamente utilizada, visto que é considerada uma forma de comunicação mais séria e institucional.
Ao receberem o e-mail marketing, os pacientes se sentem relevantes e cuidados.
A área da saúde tem aderido de forma maciça ao e-mail marketing, pois ele torna possível um maior alcance e comunicação com os pacientes, possibilitando uma interessante interação capaz de promover informações de saúde e bem-estar entre o profissional da saúde e o paciente3.
Logo, permanece no paciente a lembrança desse cuidado para além da consulta.
Conforme se destacou, o e-mail marketing pode ser uma forma de contato interessante para melhorar o relacionamento com os pacientes e o processo de comunicação para além das consultas5.
No entanto, uma dúvida comum entre os médicos é sobre quais fatores devem ser considerados para a plena criação e envio do e-mail.
Confira alguns pontos fundamentais para o processo de criação e envio do e-mail marketing:
• Conteúdo: Inicialmente, pensar sobre o conteúdo a ser enviado é fundamental para planejar um calendário de temas e datas para o envio dos e-mails aos pacientes.
• Software: O fluxo de envio dos e-mails pode ser potencializado com o auxílio de softwares específicos para esse fim. Dessa forma, é importante aderir ao uso de aplicativos e ferramentas digitais capazes de gerenciar automaticamente o envio dos e-mails, direcionando-os adequadamente.
• Profissionais especializados: Hoje, o mercado health conta com profissionais especializados em conteúdo e gerenciamento das soluções digitais utilizadas pela área. Optar pela prestação de serviços desses profissionais pode ajudar aos profissionais da saúde no processo de envio dos e-mails, além de otimizar o tempo desse profissional, uma vez que o cotidiano médico conta com muitas tarefas.
O uso das soluções digitais deve obedecer às diretrizes éticas, em conformidade com os manuais e leis que regem a área médica no Brasil6.
Portanto, os conteúdos abordados no e-mail marketing devem conter informações que sejam de relevância para o paciente. Então, não perca de vista os objetivos informativos e educativos7 dessas mensagens.
Dentre os tipos de conteúdo ser pautados, algumas dicas são:
• Informações relacionadas às descobertas científicas na área médica em questão;
• Textos educativos sobre procedimentos médicos gerais ou específicos (a depender do profissional da saúde ou hospital);
• Avisos gerais sobre atualizações de dados de contato, período de férias ou recesso por parte do médico ou hospital;
• Pesquisas de satisfação dos pacientes em relação ao atendimento;
• Boletins informativos sobre a presença do profissional da saúde em eventos, textos publicados, entrevistas e afins;
• Envio de mensagens acerca de datas comemorativas – que podem ser apenas da área da saúde ou especialidade médica, bem como as datas comemorativas gerais;
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)8 deve nortear os profissionais da saúde em relação ao uso da internet. Assim, a LGPD está em vigência no país inteiro, inclusive na área da saúde, portanto, é necessário se atentar às regras do documento.
Em suma, a lei foi criada para proteger e legislar sobre o uso de dados dos usuários da internet, promovendo assim o uso adequado das informações pessoais (número de documentos, nome, endereço, telefone, entre outros) por parte de empresas e pessoas, além de punir os crimes virtuais relacionados a esses dados.
Assim, antes de disparar esses e-mails, solicite a autorização dos pacientes para tal, afinal a LGPD9 prevê a clareza da solicitação de quaisquer dados aos pacientes – por meio de formulários e avisos – além do seu consentimento para o recebimento de mensagens10.
Garantir a segurança, privacidade e consentimento dos pacientes para o recebimento do e-mail marketing pode impactar positivamente a visão destes sobre essas mensagens enviadas11.
Portanto, para evitar que os seus pacientes considerem o e-mail marketing como um conteúdo irrelevante ou spam, solicite a autorização prévia.
Referências:
1. https://rockcontent.com/br/blog/tudo-sobre-email-marketing/
2. https://www.dinamize.com.br/blog/infografico-evolucao-email/
3. https://www.spsp.org.br/2007/08/29/a-importancia-da-relacao-medicopaciente/
4. https://www.sbcm.org.br/v2/index.php/artigos/2526-a-importancia-da-relacao-medico-paciente
5. ttps://agenciadomedico.com.br/importancia-do-email-marketing-para-medicos/#:~:text=Por%20meio%20do%20email%20marketing,trabalho%20dos%20colaboradores%20do%20consult%C3%B3rio.
6. https://portal.cfm.org.br/publicidademedica/pubpropaganda.html
7. https://blog.imedicina.com.br/estatisticas-e-mail-marketing-na-area-da-saude-topo-mkt/
8. http://associacaopaulistamedicina.org.br/noticia/consideracoes-juridicas-sobre-a-lei-geral-de-protecao-de-dados-lgpd
9. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm
10. http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=PublicacoesConteudoSumario&id=26
11. https://www.digisystem.com.br/lei-de-protecao-de-dados-e-a-gestao-da-informacao-dos-pacientes/
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