IoMT

Internet das Coisas Médicas

Iniciando jornada

A Internet das Coisas Médicas (IoMT – Internet of Medical Things)1 tem feito a diferença na vida de profissionais da saúde e pacientes, apontando para um futuro promissor para a relação de tecnologia e saúde.

O conceito de Internet das Coisas (IdC)2 nasceu no final do século XX, sendo definido como a integração entre dispositivos físicos por meio da internet, o que permite a comunicação entre eles.

Diante desse conceito, surgiu uma importante vertente chamada de IoMT, isso porque essa tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço na medicina, caracterizando-se hoje como uma consolidada e promissora área. Ao se falar em IoMT, nota-se que essa tecnologia tem feito parte do cotidiano dos médicos e pacientes, permitindo que possa otimizar os processos no âmbito hospitalar, desde os aplicativos que concentram informações dos pacientes até as ferramentas capazes de monitorar o estado de saúde dos enfermos, em tempo real.

Essa ciência compõe uma notável mudança sobre como será a área da saúde em breve, trazendo novas possibilidades da combinação entre o conhecimento humano e a tecnologia como importante ferramenta, para assim melhor atender aos pacientes.

Assim, cada vez mais se faz necessário compreender o que é e como se aplica a IoMT, não só por parte dos profissionais da saúde, mas também por parte dos pacientes, que são o foco para o aperfeiçoamento da Internet das Coisas Médicas.

A importância da IoMT para a saúde


Convém lembrar que a IoMT chegou para auxiliar a prática clínica e fazer a diferença, cada vez mais, ao diagnóstico e tratamento de doenças. Assim, os hospitais públicos e particulares têm investido nesse tipo de tecnologia, com o objetivo de promover um atendimento de excelência.

Por conseguinte, alguns processos que fazem parte do cotidiano hospitalar já acontecem a partir da IoMT: a realização do monitoramento de UTIs via aplicativos; ou até mesmo monitoramento em tempo real do quadro de saúde dos pacientes; a localização de ativos hospitalares, troca e coleta de informações, logística, integração entre dispositivos médico, e assim por diante.

Ainda, pode-se mencionar que o destaque a essa área se deu, principalmente, devido à crise causada pela pandemia da COVID-19 iniciada em 2020.

Aplicação da IoMT no cotidiano da saúde

A IoMT vem sendo aperfeiçoada e bastante utilizada fazendo parte do cotidiano de profissionais da saúde e pacientes3. A sua aplicação permite um atendimento cada vez mais personalizado e eficiente, aliando o conhecimento clínico à tecnologia de otimização dos processos hospitalares.

Sua importância está no fato da conexão entre os dispositivos utilizados para o cuidado com a saúde colaborarem com a atuação médica, a medida em que o diagnóstico, cuidado e tratamento de doenças pode ser otimizado em relação ao tempo e detalhes, graças aos sistemas e aparelhos da IoMT.

Nesse sentindo, cabe mencionar algumas das aplicações da IoMT presentes no dia a dia dos profissionais da saúde e pacientes. Algumas mais conhecidas e outras criadas mais recentemente. São elas:

Sistemas utilizados para o controle e logística de insumos hospitalares;

Softwares utilizados no controle de vacinas e medicamentos nas farmácias dos hospitais e clínicas;

Sistemas de controle de materiais biológicos e bolsas de sangue;

Aplicativos que permitem o acompanhamento do quadro de saúde do paciente em tempo real;

Sistemas que permitem o acompanhamento de UTIs, disponibilizando aos médicos informações em tempo real;

Aplicativos e sistemas para a comunicação entre profissionais da saúde no ambiente hospitalar;

Localização de ativos hospitalares;

Monitoramento de sinais vitais dos pacientes;

Aparelhos digitais para exames de diagnóstico conectados à internet;

Monitoramento contínuo de glicose ou colesterol;

Leitos hospitalares inteligentes;

Acompanhamento da evolução de determinados quadros de saúde.

O cenário da IoMT na saúde brasileira


A tecnologia na área da saúde chegou ao Brasil e foi incentivada, principalmente diante do cenário pandêmico, cuja emergência para controle e armazenamento de vacinas e medicamentos foi possível graças a essa tecnologia. Pode-se destacar assim a empresa Qualcomm, que realizou uma importante plataforma para monitoramento de vacinas, a qual foi apresentada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação4.

No ano de 2021, o Governo Federal aprovou uma lei5 que fomenta o estudo e desenvolvimento de tecnologias relacionadas à Internet das Coisas, o que consequentemente será aplicado também à área da saúde. Segundo dados da ANATEL (Agência Nacional de Comunicações)6, atualmente há cerca de 2,5 milhões de dispositivos transmitindo dados sem intervenção humana. O dado demonstra como o Brasil vem avançando no uso desse tipo de tecnologia em diferentes âmbitos.

Além disso, o Governo Federal estima que até julho de 2022, 100% das capitais brasileiras terão internet 5G7, algo fundamental para ampliar o uso da tecnologia IoMT. Dessa forma, podemos verificar que a IoMT vem ganhando cada vez mais espaço na vida de médicos e pacientes, sendo fundamental a atuação dos órgãos governamentais para a garantia de qualidade e aperfeiçoamento dos aplicativos, ferramentas e dispositivos existentes.

Desafios para a aplicação efetiva da IoMT

Embora a Internet das Coisas Médicas8 represente um grande avanço para a área da saúde e traga benefícios a diversos pacientes, especialistas demonstram sua preocupação em relação à implementação dessa tecnologia em grande escala. Dentre os desafios enfrentados pela área da saúde em relação à IoMT, podemos destacar:

Falta de infraestrutura;

Aumento de doenças crônicas;

Acelerado envelhecimento da população;

Dificuldade em acesso à internet, principalmente em regiões remotas;

Preocupação de especialistas em relação à qualidade da IoMT e o atendimento aos pacientes;

Disponibilidade dessa tecnologia a todos os países;

Segurança da informação em relação aos dados coletados e armazenados;

Criação de novos meios para conectividade.

Referências:

1. https://gq.globo.com/Lifestyle/noticia/2021/05/beneficios-internet-coisas-medicas.html

2. https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2021/marco/internet-das-coisas-um-passeio-pelo-futuro-que-ja-e-real-no-dia-a-dia-das-pessoas

3. https://abinc.org.br/internet-das-coisas-e-a-informatica-no-setor-de-saude/

4. https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2021/05/empresa-de-tecnologia-apresenta-ao-mcti-plataforma-de-monitoramento-de-vacinas-conta-a-covid-19

5. https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2021/abril/controle-de-vacinas-oculos-de-realidade-aumentada-crachas-com-chip-iot2019s-marcam-uma-nova-era-na-industria-e-na-medicina-do-brasil

6. https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2021/marco/internet-das-coisas-um-passeio-pelo-futuro-que-ja-e-real-no-dia-a-dia-das-pessoas

7. https://www.gov.br/anatel/pt-br/

8. https://transformacaodigital.com/saude/internet-das-coisas-medicas-iomt-conexao-que-salva-vidas/

2021807 MedZoneLayoutPáginaIoMT/Out2021-Out2023

Você está saindo do portal MedZone.

Deseja continuar?

Não

Redefinir senha

Icon attention outline-2

Atenção Nutricionista!

Alguns conteúdos deste portal estarão indisponíveis para visualização.

Ainda não tem login?

Caso queira alterar o e-mail para receber a comunicação, por favor, clique aqui para alterar em seu perfil.

Dr(a).

Para seguir com o acesso ao MedZone e seus conteúdos, precisamos que verifique a permissão abaixo:

Deseja receber comunicações da Zambon?

Compartilhar via:
superblock-IOMT_bg-thumb
IoMT – Internet das Coisas Médicas
[NEXForms id="6"]
Atenção! Dados incorretos ou ausentes.

*Obrigatório