Além das palavras-chaves, os termos de busca devem ser bem elaborados, pois são fundamentais na otimização desse processo.
O buscador do Google observa as estatísticas produzidas no site, bem como a taxa de cliques e a maneira como os usuários se comportam. O tempo de permanência no site também é avaliado.
Para ampliar a acessibilidade de seu conteúdo, o buscador também passou a adotar e priorizar em seu ranqueamento de buscas sites que possuem boa performance em celulares, tablets e smartphones - logo, um bom site, além de possuir conteúdo atrativo, deve ser responsivo para funcionar muito bem em dispositivos móveis.
A localização do usuário que busca por negócios locais e a inclusão de uma região nos termos de pesquisa (como “perto de mim” ou “em São Paulo”, por exemplo) acionam o algoritmo de busca local e modificam a forma como o Google apresenta os resultados.
O SEO local4, visa melhorar o posicionamento de uma marca quando usuários pesquisam por soluções na sua região de atuação.
Para ter acesso a esse serviço, basta criar uma conta gratuitamente na plataforma “Google Meu Negócio”5, que além da geolocalização do seu local de atuação, possibilita a inserção de informações chaves como, horário de abertura e fechamento, telefone para contato, endereço de e-mail ou mesmo o link do seu site.
A probabilidade de um site ser visualizado logo nas primeiras páginas de busca do Google, por exemplo, torna-se concreta quando a aplicação do SEO é realizada de forma correta. Os resultados desta aplicação são:
• Aumento de visitantes na página: quanto melhor posicionado estiver o site, mais fácil para o paciente localizar as informações;
• Reconhecimento de marca: ajudando no atendimento e a se aproximar dos pacientes
No entanto, antes mesmo de pensar em usar o recurso de SEO é necessário planejamento estratégico para mapear o que você deseja divulgar e fomentar como, por exemplo:
• Relevância do Conteúdo: responder às principais dúvidas dos usuários da rede com dados interessantes e informações variadas qualificadas;
• Estratégias: conteúdo qualificado com uso de SEO;
• Público Alvo: para quem será direcionado o conteúdo, porexemplo, adultos, mulheres, profissionais, entre outros;
• Diferencial: conteúdo personalizado para melhorar o relacionamento com os pacientes, por exemplo.
Feito esse planejamento com aplicação de técnicas de SEO, é fundamental a utilização de algumas ferramentas básicas e, que são disponibilizadas de modo gratuito pelo próprio Google como6:
• Google Analytics: a mais conhecida ferramenta de análise de SEO;
• Google Search Console: tem como foco a pesquisa e a otimização dos sites e palavras-chave.
• WooRank: oferece boas ideias em informações básicas, que podem ser de grande ajuda para pessoas leigas em SEO de forma gratuita;
• SEMrush: é uma das ferramentas mais completas do mercado. Além de contar com funcionalidades de pesquisa de palavras-chave,
Essas plataformas auxiliam no diagnóstico do seu site e resultam em dados que nortearão os próximos passos para produção de conteúdo direcionado. Independentemente do uso pago ou gratuito.
O importante é monitorar os resultados de busca da página e mapear eventuais erros ou acertos com o intuito de melhorar o relacionamento com os pacientes nos principais mecanismos de buscas da Internet, sobretudo, o Google.
Diante da concorrência que existe nas redes web, o SEO funciona como uma ferramenta digital que facilita o encontro com os pacientes que buscam informações médicas e gerando maiores possibilidades de relacionamento.
Referências
1. BLOG ROCK CONTENT. O que é SEO. Disponível em: -https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-seo/. Acesso em: 4 de junho de 2021;
2. INTER GROWTH. 27 Mind-Bottling SEO Stats for 2021 (+ Beyond). Disponível em: https://inter-growth.co/seo-stats/. Acesso em: 4 de junho de 2021;
3. BLOG ROCK CONTENT. O que são palavras-chave e por que é tão importante escolher a certa! Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/o-que-sao-palavras-chave/ . Acesso em: 4 de junho de 2021;
4. BLOG ROCK CONTENT. SEO Local: descubra como usá-lo para atrair mais clientes! Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/seo-local/. Acesso em: 4 de junho de 2021;
5. MEU NEGÓCIO. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/faq/. Acesso em: 4 de junho de 2021;
6. BLOG ENGAJATECH. Qual é a importância do SEO para meu negócio? Disponível em: https://engaja.tech/blog/qual-e-a-importancia-do-seo-para-meu-negocio. Acesso em: 4 de junho de 2021;
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Search Engine Optimization (SEO)1, como o próprio nome já diz, é uma otimização para os motores de busca, ou seja, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.
Atualmente, o Google é um dos principais e mais utilizados buscadores de pesquisa do mundo e segue padrões e métodos de análise para ranquear os links de sites em suas páginas de resultados.2
As palavras-chaves3 são termos compostos por uma ou mais palavras que determinam a forma como um usuário escreve a sua dúvida nos buscadores como, por exemplo, o Google com o intuito de obter respostas - como achar algo e solucionar seus problemas.