para o acompanhamento do telemonitoramento do paciente
Iniciando jornadaCotidianamente, cada vez mais aplicativos e ferramentas para o acompanhamento de pacientes são desenvolvidos, visando assim utilizar o apoio da tecnologia para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) define a telemedicina como a prestação de serviços médicos mediados por tecnologia3. Assim, atividades como teleconsultas, telediagnósticos e o telemonitoramento fazem parte dessa disciplina.
No Brasil, diante do contexto da pandemia desencadeada pela COVID-19, no ano de 2020, foi sancionada a Lei 13.989 que regulamenta a prática4 e hoje, ainda segue vigente no país. Além disso, convém destacar que o telemonitoramento não substitui o contato presencial com o médico ou exame clínico dos pacientes5.
A prática de acompanhamento à distância dos pacientes – via ferramentas e aplicativos - apresenta vantagens que favorecem a atenção relacionada à triagem, diagnóstico e cuidado com os enfermos. Algumas delas são:
• Agilidade no processo de triagem relacionado aos sintomas do paciente;
• Atendimento do paciente de maneira mais prática;
• Segurança na interação entre médico e paciente; algo importante em alguns casos, sobretudo em contexto de possível contaminação relacionada a algum quadro de saúde;
• Atendimento às pessoas que residem em regiões de difícil acesso, visto que existem áreas em que não há hospitais próximos ou o paciente necessita de uma viagem longa para atendimento presencial;
• Redução de custos, uma vez que vários aplicativos e ferramentas são disponibilizados gratuitamente, o que demanda apenas a conexão com a internet;
• Acompanhamento da saúde em tempo real, pois a depender do estado do paciente ou diagnóstico, o acompanhamento em tempo real é fundamental para o sucesso do tratamento;
• Armazenamento de informações relacionadas à saúde, já que alguns aplicativos permitem o armazenamento do histórico de saúde, exames, tratamentos e demais informações relevantes para o cuidado com o paciente.
Em uma sociedade cada vez mais conectada e com inúmeras facilidades oferecidas por aplicativos e ferramentas na área da medicina, é importante que médicos e pacientes conheçam algumas das utilizadas no Brasil e no mundo. Confira!
1) Diário Cefaleia: O aplicativo está disponível gratuitamente para celulares Apple ou Android. Nele, o paciente consegue registrar informações cotidianas sobre as dores de cabeça e demais sintomas concomitantes. As informações podem ser compartilhadas com o médico, que deverá auxiliar no diagnóstico e tratamento das dores de cabeça/enxaquecas.
2) Cardiograph: Está disponível também para celulares e conta com a funcionalidade de aferir a frequência cardíaca do paciente. Os dados podem ser salvos e organizados via aplicativo, e o profissional da saúde pode ter acesso aos dados gerados.
3) Moodtools: No que se refere à saúde mental, este app se destaca por auxiliar pacientes e profissionais em relação aos sintomas da depressão. Por meio dele, o paciente consegue registrar questões relacionadas à rotina, humor, sentimentos e realizar anotações. E o mais importante: compartilhar todos os registros com o médico.
4) Google Meet: Essa ferramenta do Google permite a videoconferência e pode ser utilizada para consultas, conversas e orientações aos pacientes e até mesmo na gravação de conteúdo – caso se deseje gravar uma mensagem e enviar ao paciente.
5) VDOT (Tratamento diretamente observado por vídeo)6: A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP (Universidade de São Paulo) lançou a ferramenta conhecida como VDOT, para auxiliar no telecuidado aos pacientes portadores de tuberculose. A ideia central é prover assistência contínua aos pacientes com tuberculose e acompanhar, principalmente se estão tomando os remédios e a evolução do tratamento.
6) WeCancer7: É uma ferramenta gratuita brasileira que auxilia os pacientes com câncer. O aplicativo oferece aos médicos informações para acompanhamento do quadro geral de saúde dos pacientes, reações adversas causadas pela quimioterapia, entre outros. Além disso, pelo app o paciente consegue tirar as dúvidas sobre a doença e o tratamento.
7) DrawMD: O aplicativo permite a ilustração de procedimentos, doenças e demais questões relacionadas à anatomia. Assim, o profissional da saúde pode esclarecer ao paciente, por meio de imagens, locais de dores, doenças e até mesmo como será realizado algum procedimento clínico ou cirúrgico.
8) Care Zone: A ferramenta auxilia os pacientes em relação à administração dos medicamentos de uso contínuo. Além disso, as informações sobre o uso da medicação podem ser compartilhadas com o médico, cuidador ou a família do paciente.
9) ConecteSUS: O Sistema Único de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, criou a ferramenta que permite o acesso ao histórico clínico do paciente e disponibiliza também de maneira on-line informações sobre os serviços de atendimento.
10) TeleSUS8: O serviço atende o cidadão em caso de dúvidas e oferece até mesmo um primeiro atendimento médico, sem que o paciente saia de casa. O serviço conta com aplicativo disponível gratuitamente, além de interação digital por meio do chat e telefone. A iniciativa nasceu para atender aos pacientes com sintomas de covid-19
Referências:
1.Referências: https://telemedicina.fm.usp.br/portal/historia-da-telemedicina/
2. https://saude.abril.com.br/medicina/a-era-da-consulta-virtual/
3. https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2018/2227
4. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/cfm-autoriza-uso-de-modalidades-de-telemedicina
5. https://portal.cfm.org.br/noticias/cfm-publicara-nova-resolucao-para-regulamentar-telemedicina/
6. https://www.fmrp.usp.br/pb/arquivos/5499
7. https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/orgaos-governamentais/fapesp/fapesp-aplicativo-possibilita-monitorar-pacientes-com-cancer/
8. https://aps.saude.gov.br/noticia/8136
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