A informatização

do Relacionamento Médico-Paciente

Iniciando jornada

A tecnologia1 tem auxiliado os profissionais da saúde, disponibilizando diferentes ferramentas para viabilizar a relação médico-paciente.

O processo de informatização surgiu com o desenvolvimento da tecnologia, cujo destaque se deu com a criação dos computadores e demais dispositivos digitais (celulares, tablets, entre outros). Ela pode ser definida como a utilização dos meios digitais para o processo de informação e comunicação. Assim, está cada vez mais presente na sociedade contemporânea, inclusive na área da saúde, fazendo parte até mesmo do relacionamento médico-paciente.

Ela pode ser definida como a utilização dos meios digitais para o processo de informação e comunicação. Assim, está cada vez mais presente na sociedade contemporânea, inclusive na área da saúde, fazendo parte até mesmo do relacionamento médico-paciente.

Hoje, o processo de informatização permite aos médicos e pacientes o contato por videochamadas, WhatsApp, redes sociais, e-mail e outras ferramentas digitais. Desse modo, também surge a necessidade do conhecimento e aperfeiçoamento dos médicos para o uso das redes sociais e tecnologias de comunicação, uma vez que estas também fazem parte do exercício da profissão.

Por conseguinte, seu uso tem sido parte do dia a dia em consultórios e hospitais, permitindo alguns processos, porém, convém lembrar que a relação on-line não substitui o contato presencial.

Confira mais informações sobre a Informatização do Relacionamento Médico-Paciente

Por que é tão importante o relacionamento médico-paciente?


O relacionamento médico-paciente é um ponto de extrema relevância para que se proporcione um atendimento humanizado e em conformidade com as necessidades específicas daqueles que procuram atendimento médico2. A importância do relacionamento médico-paciente com o propósito de estabelecer vínculos é essencial para que se concretize um atendimento médico de qualidade.

Além disso, para uma prática consistente da medicina, o especialista deve focar em elementos como: a busca pelo conhecimento em relação ao indivíduo atendido, construção de empatia, escuta ativa sobre as questões trazidas pelo paciente e, sobretudo, a busca pela conexão médico-paciente.

Dessa forma, é de fundamental importância uma relação pautada em confiança, empatia e colaboração entre as partes, promovendo assim o sucesso do atendimento médico: seja em uma consulta ou até mesmo uma cirurgia.

Impasses da relação médico-paciente diante da tecnologia


Com a aplicação de novas tecnologias da informação na área da saúde, muitas pessoas têm se preocupado com o risco de um possível distanciamento médico-paciente. O risco de distanciamento pode ocorrer, principalmente quando a tecnologia não é utilizada como ferramenta ou meio, podendo desencadear em um uso equivocado dela4

Estabelecer a interação com o paciente é fundamental e, para tal, a tecnologia pode ser utilizada, desde que de modo adequado. Sabemos que nem sempre tudo isso é fácil5, pois as ferramentas disponíveis podem confundir e até mesmo dificultar a visão sobre os limites entre a comunicação por meio da tecnologia ou de modo presencial.

Veja alguns dos principais impasses encontrados por médicos e pacientes nesse processo:

• Dificuldades encontradas por médicos e pacientes no uso das plataformas digitais;

Questões relacionadas aos horários para envio de mensagens e informações via WhatsApp;

• Dúvidas dos médicos sobre as melhores ferramentas para auxiliá-los na comunicação on-line com os pacientes;

Desconhecimento de ambas as partes sobre mídias digitais;

• Dúvidas dos médicos sobre como estabelecer uma relação com o paciente, mediante o contato não presencial;

Desconfiança dos pacientes sobre a efetividade de consultas on-line ou contato por parte do médico via aplicativos ou redes sociais;

A tecnologia como aliada no relacionamento médico-paciente


A prática da medicina envolve o fato da vida ser elemento central para o desenvolvimento de pesquisas, diagnósticos e tratamentos de doenças. Consequentemente, tem-se a figura do paciente como norteadora para a prática médica.

Assim, as descobertas tecnológicas trouxeram importantes avanços para a modernização na construção das relações médico-paciente e podem funcionar de modo satisfatório para ambos, desde que bem aplicadas6. Porém, é importante salientar a relevância de médicos integrados sobre ferramentas digitais e o mundo da informatização7, para que a tecnologia seja uma importante aliada8.

Além disso, utilizar a tecnologia como ferramenta para estabelecer uma relação com o paciente durante e após o atendimento médico, pode ter efeitos positivos na satisfação dos pacientes e até mesmo na qualidade do atendimento prestado.

Assim, os médicos podem utilizar ferramentas digitais para terem contato direta ou indiretamente com os pacientes, como por exemplo:

• Para videochamadas: Google Meet, WhatsApp ou Zoom;

• Para compartilhar informações e conteúdo educativo: Instagram, Twitter, Facebook ou blogs;

• Ferramentas para consultas on-line: plataformas da própria clínica ou hospital, além de Google Meet ou Zoom;

O relacionamento médico-paciente frente à telemedicina


A telemedicina é uma área cada vez mais conhecida por médicos e pacientes, principalmente diante do contexto pandêmico iniciado em 20209. Sobre a prática, consiste no uso de dispositivos móveis ou computadores para o oferecimento de consultas e acompanhamento dos pacientes, tudo isso em tempo real.

No Brasil, a telemedicina foi adotada de modo emergencial, haja vista a obrigatoriedade de isolamento social como prevenção ao vírus. Assim, no país houve a publicação no Diário Oficial da União no início de 2020, posteriormente foi sustentada pela Portaria 467/2020 do Ministério da Saúde10.

Assim, essa tecnologia aplicada à saúde já é uma realidade, fazendo com que os médicos necessitem de formação e atualização relação na área, bem como os pacientes estejam cada dia mais habituados à telemedicina. As novas tecnologias aliadas às transformações na sociedade, causaram impacto na saúde e apontam para um futuro auxiliado pelas tecnologias da informação.

Os órgãos responsáveis pela saúde não são contrários à tecnologia na medicina, tão pouco às consultas remotas. No entanto, reiteram a importância da prática ser norteada por ética e total conformidade com as diretrizes responsáveis pela saúde11.

Referências:

1. https://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/a-importancia-do-relacionamento-humano-na-medicina/

2. https://www.spsp.org.br/2007/08/29/a-importancia-da-relacao-medicopaciente/

3. https://www.sbcm.org.br/v2/index.php/artigos/2526-a-importancia-da-relacao-medico-paciente

4. https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/mario-corso/noticia/2021/05/a-revolucao-tecnologica-da-medicina-afeta-a-relacao-medico-paciente-ckovk47e800360180ggcso18m.html

5. https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/tecnologia-para-restabelecer-o-elo-entre-medico-e-paciente/

6. https://exame.com/ciencia/como-a-tecnologia-esta-mudando-a-relacao-medico-paciente/

7. https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/267/0

8. https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100137

9. https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus

10. https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2020/05/telemedicina-conheca-possibilidades-de-atendimento-distancia.html

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